EN | PT
Logo Grupo TDN
Embalagem e acondicionamento

Em primeiro lugar não envie como carga geral qualquer mercadoria que necessite de cuidados específicos, constitua risco ou perigo durante o transporte e manuseamento, tal como, por exemplo, químicos e outras matérias perigosas, seres vivos, perecíveis, alimentares, sujeitos a frio ou temperatura controlada, objectos valiosos, antiguidades, metais preciosos,… etc. Estes serviços devem ser objecto de contrato específico, pelo que deve contactar os nossos serviços comerciais.

Como transportador experiente entendemos que os cuidados e normas de segurança empregues no transporte e manuseamento da carga são suficientes e adequados; No entanto, e dadas "as voltas" que a mercadoria dá, cabe aos nossos clientes assegurar que a embalagem é adequada à protecção do conteúdo, para que a sua mercadoria chegue nas melhores condições possíveis ao destinatário. Assim, devem observar alguns cuidados, pelo que deixamos aqui alguns conselhos úteis.



Protecção Exterior

- Escolha o tipo de embalagem de acordo com o conteúdo: caixa de cartão - para produtos mais resistentes, de madeira - para mais frágeis; Pode usar uma palete devidamente filmada para melhor proteger e acondicionar vários volumes para o mesmo destinatário.

- Escolha a espessura e qualidade da embalagem de acordo com a protecção desejada.

- Escolha o tamanho da embalagem de acordo com o seu conteúdo. Caixas meio vazias cedem; caixas muito cheias rebentam. Caso necessário, acabe de encher uma caixa meio vazia com um material de acolchoamento que não deixe o cartão ceder.

- O cartão canelado deve permanecer bem seco, pois perde resistência com a humidade.

- Use fitas para prender ou fita adesiva, são uma boa forma de selar e manter segura a sua caixa.

- Use etiquetas "este lado para cima" ("arrow-up") para materiais não sólidos ou outros objectos em que isso seja importante. Utilize outros sinais e etiquetas de embalagem de forma a alertar o transportador para a melhor forma de manuseamento.

- Quando envia objectos afiados, ou com saliências / extremidades aguçadas ou cortantes, assegure-se que protege totalmente as extremidades e pontas. O cartão reforçado é adequado para o efeito. Fixe o material protector de forma segura para que não possa ser acidentalmente removido durante o manuseamento.

- Mármores, granitos e seus derivados de grandes dimensões requerem caixas de madeira resistentes.

- Quando reutiliza uma caixa, retire todas as etiquetas e autocolantes. Assegure-se que a caixa está em boas condições e se mantém rígida.

- O envio de projectos, desenhos técnicos, mapas, fotos de grande formato, posters, etc. deve ser efectuado no interior de tubos redondos ou triangulares.

- Quando envia objectos ainda embalados pelo fabricante, tenha em conta que algumas embalagens foram concebidas para ser atractivas e não seguras, não sendo portanto apropriadas para usar durante o transporte. Use embalagens adicionais de acordo com o tamanho, peso e fragilidade do produto.

- Identifique, com etiqueta bem visível, o expedidor e destinatário. Escreva a morada na totalidade e de forma clara, usando letras maiúsculas quando escreve as etiquetas à mão para facilitar a legibilidade.

- Não esqueça o código postal de 7 dígitos, em envios nacionais.



Protecção Interior

- Use materiais de acolchoamento, adequados á protecção desejada, tais como plástico de bolhas ou espuma, esferovite solto ou rígido, pedaços de espuma rígida, folhas de cartão prensado, para amortecer choques ou impedir os materiais embalados de se deslocar. Desperdícios domésticos, tais como jornais velhos amachucados ou trapos também podem ser usados para o mesmo fim.

- Coloque os bens mais frágeis no centro da encomenda e acondicione com um material de acolchoamento adequado, assegurando-se que não toca nos lados.

- Use sempre divisórias de cartão, plástico de bolhas ou espuma, quando envia materiais frágeis, tal como louças, colocando-as cuidadosamente entre cada peça, de forma a amortecer o choque.

- Proteja os objectos mais frágeis com acolchoamento suave em redor de cada objecto.

- Aparelhos eléctricos e electrónicos devem ser devidamente embalados, com encaixes de esferovite rígido e plástico de bolhas ou outros.



Liquidos, Semi-Líquidos, Pós, Grãos e Outros Materiais

- Assegure-se que os contentores para líquidos não têm fugas e que o conteúdo não é corrosivo em relação à embalagem, rolhas ou tampões. Lembre-se sempre que uma fuga pode provocar danos noutros objectos transportados ou acidentes de trabalho.

- Lembre-se que, durante o manuseamento e transporte, os líquidos estão sujeito a grande agitação; caso estas movimentações constituam um risco não envie por transporte de carga geral.

- Caixas contendo garrafas, além da protecção exterior resistente devem ser devidamente separadas por divisórias de cartão canelado espesso ou plástico de bolhas, de forma a não tocarem umas nas outras.

- Substâncias semi-líquidas, gordurosas ou com cheiros fortes devem ser embaladas em recipientes estanques, por exemplo em latas. Assegure-se de que estas são fortes, de preferência de alumínio, sele a tampa à pressão ou encaixe-a e sele com fita adesiva forte, para maior segurança. Em caso de perigo de derrame use a protecção adicional de uma caixa plástica hermética.

- Coloque os pós e grãos finos em sacos plásticos fortes, bem selados e depois embalados numa caixa de cartão canelado ou fibra rígida.

- Os produtos embalados em sacos de papel, tal como por exp. alimentos para animais, devem ser também embalados em cartão canelado, para evitar contaminação ou perfuração das embalagens.